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quarta-feira, 22 de abril de 2009

OMBROS : LESÕES E PREVENÇÃO


Um dos músculos do corpo humano mais complexo, fascinante e dinâmico é o Deltóide (ombro). O ombro é das zonas do corpo mais sujeita a lesões desportivas. Algumas delas com graves consequências para o futuro da pratica desportiva, podendo muitas dessas lesões tornarem-se crónicas. É por isso que em muitos dos casos a prevenção é melhor que a cura. Raramente uma simples dor nos ombros passa com aplicação de gelo, ou passa a dor mas a lesão permanece. Poucos atletas e desportistas pensam na importância de ter uns ombros fortes de modo a precaver futuros problemas. Certos desportistas como maratonistas, atletas de velocidade certamente não necessitam de ter especialmente atenção aos ombros, comparativamente com atletas de natação ou jogadores de Ténis. Estes últimos são rara a vez que não tenham tido dores nos ombros na sua rotina desportiva ou outros em que uma lesão interna no ombro esteja presente. Se tem um dores, estalinhos a mover, picadas e sensação de mau-estar no(s) ombro(s), que não passam com aplicação de gelo e anti-inflamatórios ou que melhora, mas aquando de um esforço mais acentuado as dores voltam a aparecer então fazer algo de concreto para resolver o problema pois o problema não se resolve por si.Escusado será dizer que deverá parar com exercícios ou movimentos que façam doer! Será sensato antes de mais, fazer exames para realmente saber a origem da lesão e respectiva posição. O ombro é composto por ligamentos, articulações, ossos e músculos secundários muito complexos em que um mau prognóstico pode deitar tudo a perder e desperdiçar tempo em tratar a zona errada da lesão. Em suma deverá ser feito um raioX, Radiografia ou uma Ressonância Magnética para apurar a origem do problema para que seja indicado o melhor tratamento a seguir. Deverá ter a ajuda de profissionais para o tratamento da lesão - fisioterapeutas e/ou massagistas – eles darão o melhor seguimento do tratamento que deverá seguir tendo em conta a sua lesão. Alguns tratamentos poderão causar-lhe dor na zona afectada mas apenas dor que é associada ao tipo de tratamento mais vale doer por uns minutos do que doer anos inteiros.

Exercícios específicos e alongamentos poderão ser bons complementos do tratamento, no entanto isto também depende da gravidade da lesão.Após termo dos tratamentos, o ideal é recomeçar com exercícios básicos de fortalecimento muscular, exercícios específicos de estabilização para os ombros e músculos secundários que estão ligados aos ombros.

TRATAMENTO + PREVENÇÃO = AUMENTO DA "PERFORMANCE" DESPORTIVA
Se não tem nenhuma lesão nos ombros ou nunca teve, não significa que não deverá prevenir o aparecimento de lesões nessa área do corpo.

As lesões aparecem quando menos se espera e mesmo que se sinta fisicamente melhor do que nunca, não está protegido contra este tipo de problemas.Levantar 70 / 80 kilos num exercício de “press á nuca” num ginásio, não significa propriamente que tem uns ombros de ferro e que provavelmente nunca irá ter algum tipo de complicações nos ombros.

Antes que seja tarde demais, convém disponibilizar algum tempo extra na prevenção de lesões, não espere até que os seus ombros comecem a doer! Será importante aconselhar-se com um Personal Trainer ou instrutor de musculação de modo a que este indique quais os melhores exercícios para prevenir futuras lesões nos ombros. Por exemplo, existem pequenos músculos e articulações (supra-espinhoso, infra-espinhoso, rotadores da coifa, escápula, etc.) que desempenham um papel fundamental no bom funcionamento geral do ombro.

Será importante fortalecer toda a área circundante que se encontra ligada aos Deltóides de maneira a precaver complicações. os seus ombros ficarão mais fortes, mais coordenados, mais equilibrados e mais resistentes e os resultados a nível físico notar-se-ão a curto-médio prazo.

12 comentários:

  1. meu roby é jogar tennis,mas tive uma lesao no ombro no jogo,e agora qdo levanto o braço para sacar, dói pra caramba.Resolvi para de jogar, e tomei uma injeçao dispropan, e gostaria de saber, o que devo fazer para reforçar meu ombro?Adoro praticar tennis, e nao consigo ficar parado.A dor é suportavel, e ja vinha alguns meses com a dorzinha.Aguardo a orientaçao.Obrigado

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  2. Bom Paulo, primeiramente peço desculpas por não responder a mais tempo sua dúvida, mais aconteceu alguns imprevistos e passei uns dias sem acessar o blog, agora estou de volta e respondo sua dúvida.

    Normalmente todos jogadores de tennis tem lesões no ombro devido aos movimentos repetitivos que o esporte exige. E para evitar essas lesões é feita uma série de alongamentos antes e depois da prática do esporte para evitar que as lesões venham a aparecer.
    No seu caso, como você ja teve essa lesão e ja tomou as devidas providência que foi a medicação, seria ideal primeiramente você procurar um ortopedista pra ele ver se estar tudo ok mesmo com seu ombro... Em seguida fazer umas seções de fisioterapia para o fortalecimento do ombro, más tem que ser por orientação médica viu!
    Atividades de alongamento e trabalho de fortalecimento muscular para o ombro acompanhado por um profissional de educação física também irá te ajudar muito para o tratamento.
    Mais o principal é você procurar um médico pra ele fazer os enxames necessários para ver se está tudo bem mesmo com seu ombro.

    Espero ter ajudado.

    Forte Abraço!

    Elis freitas

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  3. olá estou precisando de alguns exercicios para fortalecer e alongar os ombros poderia me passar alguns?
    favor enviar para o email: andersonaraujo84@hotmail.com
    grato

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  4. Boa tarde professora!!gostaria de saber se podeira me indicar exercícios e alongamentos específicos para região do ombro em geral., pois posso ter um desequilibrio do ombro, provavelmente a região do peitoral mais forte causando um compressão na região do acrômio, as vezes causando dor, muito obrigado meu email é dri_alves_nunes@hotmail.com...grato Adriano..

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  5. Olá Dri!
    essa resposta já postei logo em cima, qualquer dúvida só postar outra pergunta....
    Forte Abraço!

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  6. Eu pratico judô a 5 anos,e de agosto do ano passado pra cá eu sofri muitas luxações no ombro direito,devido ao meu golpe que faz com que o ombro de 90 graus muito rápidamente o que faz com que o ombro,tenha um "tranco" muito forte,e após isso se deve rolar em cima dele.Ele já saiu fora do lugar 2 vezes em campeonatos importantes,lutei com muita dor na final do campeonato Paulista deste ano.Fui obrigada a parar pois uma semana antes do campeonato,fiz a resonancia e nela deu que estou com um liquido(não sei explicar direito)a mais no ombro,e com um leve aumento no tendão,o especialista em ombro disse que é uma lesão leve e que em 2 meses já poderei voltar a treinar normalmente,ele mandou que eu faça fisioterapia regularmente,e que nela eu faça tenso(ou choquinho não sei como diz) ,infra vermelho e exercicios,mas eu gostaria de saber qual tipo de exercicio é o mais recomendado.
    Obrigada.

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  7. Olá Nelly,
    exercícios mais recomendados para esse caso é os exercícios de abdução de ombro e elevação frontal com halteres. Para melhor suprir sua dúvida procure uma academia onde tenha profissional qualificado e que entenda do seu problema ok! ;-)

    Boa Sorte!

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  8. oi gostaria de saber se pode me esclarecer algo sobre um estalo(sem dor) que tenho no ombro direito quando faço elevação lateral com halteres e manguito rotador, por esse estalo dei um tempo para não piora o caso, mas não sento dor só estala, oque pode ser ?

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  9. Oi Rodrigo,
    Olha só, eu também tenho esse tipo de estalo só que o meu é no quadril, já procurei um médico pra saber a respeito e ele me falou que não tem nada exato sobre esses estalos, fiz enxames e não acusou nada...Você também pode procurar um médico pra saber a respeito. Obrigada!

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  10. Olá. Bom, as vezes meu ombro fica estalando e quando levanto peso ele dói e parece que meu fica dormente. Queria saber o que é isso e como posso melhorar. Desde já muito obrigado.

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  11. Dr. Elis, sou praticante de natação, mas devido aos treinos e esforços, tive uma lesão no ombro direito, tenossinovite do cabo longo do bíceps, com aspecto crônico. Parei imediatamente a natação e comecei a tomar anti-inflamatório,fiz fisioterapia e agora estou iniciando a parte de exercícios. Na sua opinião, o que deve fazer de exercícios ou métodos outros, para recuperar o músculo e voltar a praticar o meu esporte. Desde já agradeço o espaço para perguntas. Obrigado.

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  12. Sou b.boy e tenho um problema de deslocamento nos dois ombros, mas principalmente no direito...Na dança faço muitos movimentos que precisa dos ombros, e muitas das vezes ate um simples movimento como jogar uma pedra, pode tirar ele do lugar! Ja fui num ortopedista e ele disse que isso nao tem cura, só resolvia com cirurgia e com a colocao de parafusos! Demora cerca de 3 a 4 semanas pra o ombro melhorar depois da lesao. O que eu faço?

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